quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

LIVRO DE PANO: Para ler com a imaginação.







AUTORIA e CONFECÇÃO: Patricia Alves dos Santos.
DEDICADO ao meu querido e amado filho Benito.

NA ESCOLA:
Podemos aproveitar este livro para desenvolver a oralidade. Permitir que a criança conte e reconte a história, dando diferentes interpretações, por exemplo: uma criança contou de uma maneira, a professora pode perguntar: e se não foi isso que aconteceu , o que poderia ter acontecido?  - permitir que as crianças falem bastante instigando novas versões. Pode-se pedir também para que façam a continuidade da história. E dêem suas opiniões sobre o livro.
Na escrita, registrar a história ou sua continuidade, pode-se também trabalhar com o nome do animal elefante (trabalhar com alfabeto móvel a formação de outras palavras: ele, ante, lente, nele).  Formação de frases sobre o animal ou sobre cada página do livro. Escrever a opinião sobre o livro ou propor a construção de um livro sobre outro animal (escolhido pela criança) podendo ter escrita ou não. O livro permite trabalhar artigos, gêneros, plural, diminutivo.
MAIS IMPORTANTE: 
Prepare atividades com o livro apenas se achar que vai lhe ajudar a trabalhar os conteúdos pois é muito importante permitir a leitura por prazer, sem cobrança de atividades.


Se você teve alguma ideia de como trabalhar com esse livro escreva sua sugestão nos comentários. Obrigada.

4 comentários:

Ana Paula Ruggini Zarpelon disse...

Que gracinha!!! Adorei a ideia e aposto que as crianças itão amar! Estou vendo que você está afiada nos posts, acho que a indicarei no meu blog a partir da semana que vem. Você tem algum "avatar" para o seu blog?


Você falou que não conseguia acessar o blog Sabidinhos da Ioio, talvez seja porque você tenha habilitado para não abrir pop-ups no seu navegador. Veja se consegue com este link: http://sabidinhosdaioio.blogspot.com/.

Agradeço a visita!

Abraços!

Ana Paula Ruggini Zarpelon disse...

Oi Paty!

Se quiser invento um avatar para você! Adoro fazer isso...Vou bolar alguns e depois te envio, blz?!

Beijos!

Joyce Pianchão disse...

Olá, Paty!Estou aqui aproveitando o restinho de férias para visitar os amigos. Adorei ver o livro de pano. Muito lindo e criativo, Espero que este ano possamos trocar muitas ideias boas, pois como você adoro crianças, alfabetização e livros. Um ano muito feliz e criativo para você.

Anna Carolina disse...

Que lindo Paty adorei a idéia... Parabéns pela sua criatividade...bjs