segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

LIVRO DE PANO

A FORMIGA E O MAR








AUTORIA e CONFECÇÃO: Patricia Alves dos Santos.
DEDICADO ao meu querido e amado filho Benito.

NA ESCOLA:
Podemos aproveitar este livro para falar sobre as coisas que não conhecemos: como imaginamos que são essas coisas (desenhar ou escrever e apresentar para os colegas). Qual é o livro que usamos para saber o significado das palavras que não conhecemos (aproveitar a oportunidade para apresentar e ensinar como se utiliza o dicionário).
Na escrita e oralidade, inventar e registrar a continuidade da história: a formiga foi conhecer o mar ou ficou somente no ensinamento do livro? Instigar as crianças: é importante termos nossas experiências ou só o que lemos basta? Livros trazem informações importantes? Essas informações são sempre verdadeiras? Escrever a opinião sobre o livro ou propor a construção de um dicionário coletivo com explicações sobre coisas ou lugares que as crianças gostariam de conhecer.
O livro ainda oferece a oportunidade trabalharmos cores e formas. 
MAIS IMPORTANTE: 
Prepare atividades com o livro apenas se achar que vai lhe ajudar a trabalhar os conteúdos, é muito importante permitir a leitura por prazer, sem cobrança de atividades.


Se você teve alguma ideia de como trabalhar com esse livro escreva sua sugestão nos comentários. Obrigada.

3 comentários:

Ana Paula Ruggini Zarpelon disse...

Olá Pati!

Está a todas com os livrinhos de pano! Parabéns...
Fiz o avatar, agora você só precisar colar o código que vou lhe passar ao lado do seu blog. Me passe um e-mail que repasso o código! anaruggini@gmail.com


Espero que goste!
Beijos!

Ana Paula Ruggini Zarpelon disse...

Ficou bom mesmo! rs Que bom que vc gostou!!

Beijos!

Anna Carolina disse...

Lindo Paty adorei parabéns pela sua iniciativa...bjs