segunda-feira, 11 de abril de 2011

COMENTANDO O LIVRO LIDO


INCENTIVO A LEITURA E A ESCRITA

                                            
                                            
                                   Inspirada na colega Joyce Piachão do blog http://joycepianchao.blogspot.com/ confeccionei o mural “Comentando o livro lido”.
                                               A cada semana é a vez de um grupo escrever sobre o livro que emprestou na biblioteca indicando-o para os colegas.
                                       Esta atividade pode ser adaptada para cada turma dependendo do nível de alfabetização. Se as crianças estiverem no início do processo de alfabetização poderíamos pedir para escrever o título e o nome do autor e fazer um desenho sobre o livro ou escrever palavras chaves sobre a história, mas se eles já estiverem produzindo pequenos textos pode-se fazer a tentativa de escrita. É indicado fazer com pequenos grupos da cada vez pois a criança precisa pensar o que escrever para mostrar que aquele livro é legal e a professora precisa ficar bem atenta na forma da escrita pois este comentário ficará em exposição para que os colegas leiam.








11 comentários:

Iolanda disse...

Pati, vc trabalha com o terceiro ano. Consideraria produtivo empregar essa estratégia com uma turma do segundo ano? Gostei tanto da sugestão...vou pensar na possibilidade de colocá-la em prática. bjs.

Ana Paula Ruggini Zarpelon disse...

Bacana Paty!!Eu, por enquanto, estou fazendo este trabalho oralmente! Somente coloco nome do livro, autor e a criança que indicou em um cartaz. Também estou separando em grupos...

Abraços!

p.s: o livro já chegou?!

Pati Alves disse...

Obrigada pelos comentários meninas. Essa atividade ė bem produtiva mesma, acho que com o segundo ano da pra fazer também, talvez tenha q se fazer adaptações quanto ao tamanho do texto. Bjs.

Iolanda disse...

Pati, agradeço pelo carinho e atenção que teve em responder a minha indagação. Suas orientações são valiosas e certamene não me esquecerei delas. Penso que vc poderia enriquecer a postagem complementando-a com a mesma explicação que me deu. Abraços e muitíssimo obrigada pela gentileza.

Adoleta disse...

Pati, adorei sua visitinha ao meu blog, mais o que mais gostei mesmo foi essa sua ideia, vou tentar aplicar na minha turma para o dia do livro e sempre que puder, farei postagem e te darei os créditos.Beijos amiga, parabéns seu blog é um encanto!!!

Iolanda disse...

Pati, fiz...foi ótimo. Na sala de aula, cada um escolheu um livrinho para ler. Depois, quem quis, fez a leitura para a turma (todos quiseram, até quem não sabe ler, leu as imagens). Em seguida, li para eles Chapeuzinho vermelho. Conversamos sobre a história e fizemos um apanhado das ideias principais. Finalmente, perguntei-lhe se haviam gostado da história e se a recomendariam para os colegas da turma da tarde, que ocupam a mesma sala. Fizemos então, um comentário coletivo, escrevemos o texto no papelógrafo e o complementamos com a ilustração de 3 dos alunos VALEU A PENA. OBRIGADA.

Pati Alves disse...

Iolanda, você teve uma ótima ideia em fazer coletivamente, compartilhando experiências a enriquecemos não é mesmo? Valeu muito sua complementação. Que bom que gostaram, fiquei muito feliz.

Joyce Pianchão disse...

Pati, fiquei muito feliz de ver que você aproveitou a ideia do comentário do livro lido e mais, deu outras possibilidades à ela. Abraço, Joyce.

Cantinho das atividades disse...

Oi amiga, tudo bem? Essa atividade é ótima. Já trablhei com ela de um modo diferente. Fiz a PASTA VIAJANTE. Dentro da pasta há o livro e um caderno onde o aluno faz as mesmas anotações que os seus alunos fizeram e ilustram o texto elaborado, só que a leitura era feita com uma pessoa adula que também fazia um comentário no caderno.bjssss
Laura

Pati Alves disse...

Laura, que ótima ideia, fica aí mais uma sugestão. Obrigada.

Amiga da Educação disse...

PARABÉNS, ADOREI A IDÉIA... MUITO BOA MESMO. BEIJOS.