quinta-feira, 28 de abril de 2011

RECICLAGEM

Reciclar é reaproveitar materiais orgânicos e inorgânicos para serem utilizados novamente. Qualquer coisa que tem origem animal é considerado material orgânico. E tudo que não tem origem biológica é considerado material inorgânico.
Os alimentos, por exemplo, são considerados materiais orgânicos. As sobras destes alimentos como as cascas de legumes e frutas que vão para o lixo de cozinha também são considerados materiais orgânicos e podem ser reaproveitados. Ou melhor, podem ser reciclados para serem reaproveitados. O lixo da nossa cozinha, por exemplo, pode ser transformado em adubo. Os adubos são fertilizantes utilizados na terra para enriquecer os solos das plantações..
Os materiais inorgânicos como: garrafas de vidro e plásticas, latas de refrigerante, borracha, entre outros, também podem ser reciclados. Nestes casos, é muito comum que se reutilize o próprio material, ou seja, latas de refrigerante são processadas e transformadas em novas latas, assim como as garrafas de vidro também são preparadas de forma a serem reutilizadas.
Para colaborar no processo de reciclagem o lixo é separado em latas diferentes: metal, papel, vidro, plástico, orgânicos e tóxicos (são pilhas, restos de remédios, materiais de limpeza e outros produtos que agridem o meio ambiente). Cada lixeira é representada por uma cor diferente:
•Papel - Azul                                  •Metal - Amarelo
•Vidro - Verde                               •Plástico - Vermelho
•Orgânico – Marrom                 •Tóxico - Laranja
Este tipo de coleta de lixo é chamado de Coleta Seletiva.
Atualmente, o lixo é problema mundial. Todos os dias acumulamos toneladas de lixo que são levados para aterros sanitários, mas o problema é que o planeta já não suporta esta quantidade de detritos e além disto muitos materiais levam muito tempo para se decomporem.
Não perca tempo, é tempo de reciclar: transformar e processar o lixo para ser utilizado novamente.

2 comentários:

Iolanda disse...

Oi Pati, minha escola está participando do projeto Televisando o Futuro com o tema "meio ambiente". Seu post e a a indicação do site certamente nos serão útil. Abração.

Jonatan Kenny disse...

Olá Pati,
A escola a qual faço parte tem um projeto formado sobre o tema, fiquei feliz em observar suas ideias. Juntos estamos gerando um Brasil sustentavél. Sucesso!!