sábado, 20 de agosto de 2011

FOLCLORE - aula

Professora: Patricia Alves                                        Turma: 3˚ano                  
Área do Conhecimento: Língua Portuguesa
Conteúdos: Apresentação e organização do gênero textual apresentado; Interpretação de texto; Produção de texto
Gênero textual: Cultura Popular: Parlenda; Trava-Língua.   
Período: três aulas – Dias: 16/08, 19/08 e 22/08.

Objetivos:
·       Identificar o folclore como conjunto de conhecimentos populares que são transmitidos de geração por geração;
·       Perceber que a Parlenda é uma forma de poema, que apresentam arrumações de palavras que têm ritmo próprio;
·       Compreender que os trava-línguas são poemas que trabalham unidades sonoras de difícil articulação;
·       Realizar de forma adequada a escrita de textos;
·       Perceber a entonação adequada para a leitura dos diferentes tipos de textos.

Encaminhamento Metodológico:
·       Conversar sobre o folclore para que as crianças possam socializar seus conhecimentos e para que a professora faça a mediação e sistematização dos conceitos que surgirem;
·       Apresentar a parlenda “Hoje é Domingo”. Realizar a leitura, destacar as sonoridades rimas e a apresentação do texto. Produzir, em duplas, uma paródia com base na parlenda “Hoje é Domingo”.
·       Apresentar a parlenda “Copo de Veneno”. Realizar a leitura, destacar as sonoridades rimas e a apresentação do texto. Produzir individualmente uma paródia baseada neste texto.
·       Reestruturar os textos seguindo os padrões formais da língua;
·       Cada criança irá pesquisar um trava-línguas, a professora explicará sobre esse tipo de texto e será realizada o “Jogo do Trava-Língua” (Adaptação do conhecido “batata - quente”. Em uma caixa serão colocadas diversas tiras com trava-línguas. Os alunos estarão dispostos em círculo e irão passando a mesma até que ouçam o comando “QUEIMOU”, quem estiver com a caixa nesse momento escolherá uma tira e fará a leitura de seu trava-língua, sempre buscando realizar a leitura em ritmo rápido. A criança que tirou o papel vai dar a voz de comando. Assim que todas tenham participado irão ilustrar o trava-língua sorteado.)
·       Exposição das atividades realizadas;

Critérios de Avaliação:
·       Expressão oral; Interpretação dos textos; Reconhecimento do gênero folclórico; e Produção escrita.
====    ====    ====




3 comentários:

Cristina Sá literaturainfantilejuvenil disse...

OI! PATI,
Passei por aqui para visitar
seu blog.
Vi que o assunto do momento
é FOLCLORE.

Acabei de visitar um blog
que sigo:
http://bancodashistórias.
blogspot.com
Você conhece? Lá está cheio
de histórias sobre o assunto.

Estou indo, encantada com sua
dedicação.
bjs
http://cristinasaliteraturainfantilejuvenil.blogspot.com

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Querida amiga

Aulas assim
se justificam
pelo enorme bem
que fazem a educação.

Ensinar é buscar
a vida,
nas histórias da vida.

Viver é sentir os sonhos
com o coração.

Aninha disse...

Oi amiga. Estou sem internet banda larga eaguardando o acesso da embratel. Então tenho acesso em 3g e muito lento. Mas fico contente com as suas visitas e seus elogios. Muito obrigada. Eu sempre estou aqui. Adorei a arvore mágica e estarei trabalhando vivencia em setembro com seu texto. E outras atividades quando vejo fico inspirada em novas atividades.