segunda-feira, 16 de abril de 2012

BRINCANDO COM CARTAS EM MATEMÁTICA


Oi pessoal, hoje estou postando um jogo de cartas que pode ser trabalhado de diversas formas em sala de aula. Segue algumas sugestões, se alguém tiver outra ideia, por favor, escreva nos comentários.
- Pega monte: cada criança compra uma carta e quem tiver a carta maior ou menor (estabelecer a regra) fica com as cartas, no fim quem tiver mais cartas ou menos cartas (estabelecer regra) vence o jogo.
- Nunca dez: cada criança por vez compra uma carta e pega o valor da carta em palitos a cada rodada soma-se os valores e pega palitos correspondendo a quantidade de soma das cartas, quando forma-se uma dezena de palitos amarra-os. Acaba o jogo quando a criança esquecer de trocar os palitos da unidade pela dezena (amarrando) ou quando acabar as cartas, faz a contagem para ver quem tem mais pontos.
- Valor posicional: cada grupo pega uma quantidade de cartas determinada pela professora (se for trabalhar dezenas – 2 cartas; centenas -3 cartas; assim por diante). A professora passa os comandos: Qual o maior número que consigo formar? Qual o menor? Quantos pares consigo formar? Etc.


Obrigada e beijinhos para todos.

Um comentário:

Iolanda disse...

ADOREI, PRINCIPALMENTE O DE VALOR POSICIONAL. BJS.