quarta-feira, 14 de novembro de 2012

RECICLAGEM

Olá pessoal, hoje estou postando uma atividade que realizamos sobre a importância da separação do lixo. As crianças adoraram as lixeiras gigantes.
Realizamos a coleta dos materiais e depois brincamos de caixa surpresa: com os olhos vendados a criança tinha que pegar um "lixo", somente com o tato tentar descobrir o que é e em que lixeira colocar.












RECICLAGEM
Reciclar é reaproveitar materiais orgânicos e inorgânicos para serem utilizados novamente. Qualquer coisa que tem origem animal é considerado material orgânico. E tudo que não tem origem biológica é considerado material inorgânico.
Os alimentos, por exemplo, são considerados materiais orgânicos. As sobras destes alimentos como as cascas de legumes e frutas que vão para o lixo de cozinha também são considerados materiais orgânicos e podem ser reaproveitados. Ou melhor, podem ser reciclados para serem reaproveitados. O lixo da nossa cozinha, por exemplo, pode ser transformado em adubo. Os adubos são fertilizantes utilizados na terra para enriquecer os solos das plantações..
Os materiais inorgânicos como: garrafas de vidro e plásticas, latas de refrigerante, borracha, entre outros, também podem ser reciclados. Nestes casos, é muito comum que se reutilize o próprio material, ou seja, latas de refrigerante são processadas e transformadas em novas latas, assim como as garrafas de vidro também são preparadas de forma a serem reutilizadas.
            Para colaborar no processo de reciclagem o lixo é separado em latas diferentes: metal, papel, vidro, plástico, orgânicos e tóxicos (são pilhas, restos de remédios, materiais de limpeza e outros produtos que agridem o meio ambiente). Cada lixeira é representada por uma cor diferente:
•Papel - Azul                                    •Metal - Amarelo
•Vidro - Verde                                  •Plástico - Vermelho
•Orgânico – Marrom                   •Tóxico - Laranja
Este tipo de coleta de lixo é chamado de Coleta Seletiva.
Atualmente, o lixo é problema mundial. Todos os dias acumulamos toneladas de lixo que são levados para aterros sanitários, mas o problema é que o planeta já não suporta esta quantidade de detritos e além disto muitos materiais levam muito tempo para se decomporem.
Não perca tempo, é tempo de reciclar: transformar e processar o lixo para ser utilizado novamente.

Acesso em 28/04/2011.


6 comentários:

Ana Paula Ruggini Zarpelon disse...

Projeto interessante! Gostei do layout das lixeiras.

Abraços.

Pati Alves disse...

Obrigada Ana.

Valéria disse...

Oi lindinha, passando para avisar do sorteio no meu blog, vc não pode ficar de fora. tô te esperando.
beijos.

Maura C disse...

Gostei de ver e de saber que no Brasil também existe uma grande preocupação com a reciclagem! Parabéns pelo projeto! É nossa a responsabilidade de ensinar os nossos alunos a fazerem do mundo um lugar melhor!
Beijinhos
Maura

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Querida amiga

No ensinar
a cuidar da vida,
aprendemos
a ser melhores
e a entender
o sentido da nossa vida,
e a responsabilidade
diante do planeta.

Que haja sempre
sonhos por sonhar.

Amanda Lima De Oliveira disse...

PARABÉNS !