quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

DICA DE FILME: "E seu nome é Jonas"

Olá pessoal, a postagem de hoje chega para indicar um grande filme, momento de aprendizado e lazer (tudo de bom isso).
Assista “E SEU NOME É JONAS” 
                 (clique no título acima e assista)

Jonas ficou durante três anos isolado do convívio social, isso criou uma barreira de comunicação entre o menino e a sociedade. Ele, ao ser reinserido no contexto social, não sabia como se comportar. Além disso, tinha dificuldade em compreender as coisas ao seu redor e também não era compreendido. Desta forma, com toda a frustração por não se fazer entender o menino apresenta agressividade, inquietação e impaciência.
A dificuldade de comunicação é um grande problema para a pessoa surda, por não adquirirem a linguagem oral são, por muitas vezes, consideradas incapazes. A não aceitação da língua de sinais como um idioma eficaz para a comunicação, capaz de expressar sentimentos, vontades e opiniões, como qualquer outra língua levou muitos surdos ao isolamento social
O contato com a língua de sinais se faz necessário a partir do momento do diagnóstico da surdez, garantindo a apreensão de um sistema linguístico eficiente capaz de garantir um meio de comunicação e interação do sujeito com o mundo.
O processo educacional para surdos deve iniciar com políticas públicas voltadas para o ensino da Língua de Sinais desde a primeira infância. O surdo deve ser educado em uma concepção bilíngue sendo a Língua de Sinais sua língua materna e a Língua Portuguesa (eixos leitura, escrita e análise linguística) a segunda.
Devemos garantir que a criança surda receba condições de uma aprendizagem adequada que respeite sua especificidade e desenvolva seu social, cognitivo e afetivo. Isso será conquistado com a escola bilíngue onde a LIBRAS será a primeira língua e o português a segunda.


Assista e comente. Beijos.

2 comentários:

António Jesus Batalha disse...

Ao passar pela net encontrei seu blog, estive a ver e ler alguma postagensé um bom blog, daqueles que gostamos de visitar, e ficar mais um pouco.
Eu também tenho um blog, Peregrino E servo, se desejar fazer uma visita.
Ficarei radiante se desejar fazer parte dos meus amigos virtuais, saiba que sempre retribuo seguido também o seu blog. Deixo os meus cumprimentos e saudações.
Sou António Batalha.

Pati Alves disse...

Obrigada António Batalha.